1,8 milhões pesquisam online antes de comprar

Os resultados do estudo Bareme Internet indicam que quase dois milhões de portugueses referem pesquisar online produtos que acabaram por comprar numa loja física.

O estudo Bareme Internet, da Marktest, revela que em 2016 são 1,8 milhões os indivíduos que referem ter pesquisado um produto na Internet e depois feito a compra numa loja normal nos últimos 3 meses. Este valor corresponde a 21.3% dos residentes em Portugal Continental com 15 e mais anos.
Este número tem aumentado desde 2013, quando 1,5 milhões de indivíduos diziam ter tido este comportamento.

Esta prática apresenta valores bastante heterógenos entre as várias camadas populacionais.
É mais frequente entre homens do que entre mulheres, assim como entre os residentes da Grande Lisboa ou Litoral Centro.

Mas é entre as idades e as classes sociais que mais diferenças encontramos. Se mais de 40% dos jovens entre os 15 e os 34 anos refere pesquisar primeiro online um produto antes de comprar, apenas 4.0% dos indivíduos com mais de 54 anos o faz. Entre as classes sociais, os valores baixam de 48.9% entre a classe alta para os 4.7% entre a classe baixa.

O Bareme Internet é o estudo anual de caracterização e análise dos comportamentos da população portuguesa com acesso à Internet. A edição de 2016 tem por base seis mil entrevistas telefónicas, no Universo da população residente em Portugal Continental, com 15 e mais anos. A recolha de informação ocorreu entre 4 de janeiro e 21 de abril de 2016.

Fonte: Marktest